• Matéria: Música
  • Autor: SilvaPensador
  • Perguntado 3 anos atrás

Descreva o espaço geográfico na música faroeste cabloco ?

Respostas

respondido por: jhoyalvin76p4qb4u
0

Resposta:

Faroeste Caboclo chama atenção primeiramente pela dimensão de sua letra, pois  a música possui nada mais nada menos que nove minutos e meio, embora seu  compositor tenha afirmado ter ela sido escrita em apenas duas tardes. A música conta a história de João de Santo Cristo, um jovem pobre e negro que ao longo da vida foi  vitima de racismo, pobreza, estupro, entre outras coisas horrendas. O que se pode dizer  é que ao longo da letra Renato Russo, o autor, idealiza e molda paisagens em torno de  uma história, tendo a canção, antes de se consagrar, passado antes por todo um processo  de criação onde seu compositor visualizava cada paisagem presente na letra.

Logo no começo nota-se um trecho onde a paisagem do local é facilmente  visualizada por qualquer ouvinte: “deixou pra trás todo marasmo da fazenda”. Diante  disso, vê-se que embora este local não exista no mundo real, ele passa a existir  subjetivamente e individualmente na mente de cada pessoa que escuta a música. A  maioria das pessoas imagina instantaneamente uma área rural, uma fazenda calma e  tranquila sem nenhuma agitação ou causa merecedora para uma narrativa na forma de  canção. Individualmente cada um imagina esta fazenda ao seu próprio modo, baseado  na sua cultura e vivência pessoal. Por exemplo, uma pessoa que more em uma área rural  vai imaginar, quando ouve este trecho, uma fazenda parecida com a qual já está  acostumado; por outro lado, alguém que vive e está acostumado com o dia-a-dia na  cidade também vai imaginar uma fazenda, porém, completamente diferente do primeiro  caso, com formas idealizadas e longe da realidade do campo brasileiro.

Em “ele ficou bestificado com a cidade, saindo da rodoviária viu as luzes de  Natal” vê-se mais duas das cento e sessenta e oito estrofes da música em que claramente  se visualiza uma paisagem. Mais uma vez podem-se usar exemplos de extremos  opostos, onde uma pessoa acostumada com uma área pacata do interior ao ouvir isso  não vai imaginar a mesma coisa que uma pessoa acostumada com os adornos inseridos  em uma cidade na época de Natal.

Explicação:

Perguntas similares