Respostas
Resposta: Oiê! Essa obra carrega consigo um grande significado social, vamos analisar os traços mais chamativos primeiro; as cores, trazem uma melancolia aplicando tons de azul no céu, parecendo que está escurecendo e eles buscam abrigo, o chão seco lembrando o do deserto ou lugares do nordeste onde se conta com a falta de água. Os personagens; parecem estarem cansados e muito abatidos, seus corpos com uma magreza extrema e em suas mãos carregam bolsas como se tivessem se mudando ou até procurando um local. Em um contexto social ATUAL podemos interligar a pintura com a vida de muitas famílias tradicionais que saem de seus lugares de origem para buscar melhoria em suas vidas, para sobreviver ao capitalismo.
Resposta:
Seus recursos visuais são as cores frias e escuras; o formato dos rostos e corpos das pessoas super pálidas e magras; o local em que eles estão que é um deserto com vários ossos espalhados pelo chão; o céu sem vida e com vários pássaros (abutres, urubus) voando a procura de corpos mortos para se alimentarem.
Levando em consideração o estado das pessoas, que estão super desnutridas, o pintor quis chamar atenção para os temas: "Pobreza", "Êxodo rural", "Fome" ou "Desperdício".