Terceiro maior produtor de soja na América Latina, o Paraguai tem na atividade o carro-chefe do agronegócio – a exemplo dos vizinhos Brasil e Argentina. Com poucas áreas para expansão da cultura no país, a não ser na região do Chaco, no norte do país, os ganhos em volume têm sido alcançados em cima de avanços de produtividade. Enquanto a área cresceu 34% na última década, o tamanho da safra aumentou 180% – puxado pelos investimentos em tecnologia das novas gerações de brasiguaios.
A expressão “brasiguaios” vem sendo empregada pela Geografia da População para designar:
A
proprietários de terra paraguaios que vivem no Brasil, dedicando-se ao cultivo, em larga escala, de soja e milho, particularmente no Centro-Sul do País.
B
camponeses, “sem-terra”, arrendatários e proprietários de terra, provenientes do Brasil, que ultrapassam a fronteira com o Paraguai e se estabelecem em áreas agrícolas daquele país.
C
camponeses paraguaios que se dedicam às atividades artesanais, nas cidades fronteiriças com o Brasil.
D
traficantes de drogas que se instalam em cidades brasileiras e paraguaias, alternando-se ao longo do ano.
E
arrendatários paraguaios que se dedicam à pecuária extensiva no Mato Grosso do Sul, mas que obtiveram a cidadania brasileira.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
A ou B
Explicação:
Brasiguaios se devem aos brasileiros que imigraram para a região de fronteira no Paraguai, há partir da década de 1950.
respondido por:
1
Resposta:
letra b
Explicação:
o Paraguai também foi o destino de muitos migrantes que se mudaram, principalmente, da região sul na década de 1970. Naquele período, a expansão agrícola e a consequente oferta de preços acessíveis no pais vizinho atraíram muitos oradores do sul do Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás