A desigualdade social brasileira é um problema histórico de longa duração. Dessa forma, é possível afirmar que se trata de uma questão estrutural, que remonta aos modelos de exploração colonial e à escravidão africana. Na era contemporânea, sobretudo a partir do início da República, o Brasil experimentou diversas políticas e planos econômicos visando a aprimorar as relações entre trabalho, capital e sociedade, com o objetivo equivalente de combater a desigualdade social. No período da redemocratização do país, após 1985, diversos planos econômicos foram elaborados e colocados em prática por mais de um governo. De maneira geral, além de apresentarem objetivos específicos, tinham como meta combater um problema crônico que assolava a economia do país.
Considerando essas questões, qual problema era o maior alvo dos planos econômicos executados a partir de meados de 1980?
A.
Corrupção.
B.
Analfabetismo.
C.
Industrialização.
D.
Desnutrição.
E.
Inflação.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
letra E
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
Inflação.
Na década de 1980, o Brasil experimentou a chamada hiperinflação, uma degradação das relações econômicas que elevava os preços muito rapidamente, de forma que o poder de compra dos salários dos trabalhadores era corroído. Assim, os planos econômicos do período, como Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, etc., visavam a congelar os preços e atacar a inflação. Nas décadas anteriores e posteriores, outros planos foram colocados em prática com o objetivo combater a corrupção, o analfabetismo, a desnutrição e fomentar a industrialização.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás