1ª) Relacione as características básicas do Toyotismo:
2ª) Como funciona o sistema just in time no processo de produção?
3ª) Explique o tipo de trabalhador nos sistemas:
Fordista:
Toyotista:
4ª) Quais as diferenças entre a verticalização fordista e a horizontalização toyotista?
5ª) Caracterize os tipos de sindicalismos nos sistemas:
Fordista:
Toyotista:
Respostas
Resposta:1° Toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. ... O Toyotismo é caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquinofaturados.
2° O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. Em inglês esse termo significa, de maneira literal, a expressão “na hora certa”. O sistema produtivo pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda a reduzir estoques e também custos com processos.
Aplicando o sistema Just in Time, a matéria prima sempre vai chegar na fábrica na hora em que se precise dela. Isso acontece para que não haja estoque parado e para que os produtos que são fabricados em determinada empresa sejam sempre entregues a tempo. É um processo que está relacionado diretamente à ideia de produção de acordo com a demanda.
Primeiro, é preciso vender um produto para depois comprar o material para fabricá-lo. Com o Just in Time não existe sobra de estoque, tudo que é fabricado já tem um destino final certo.
Para que funcione da melhor maneira possível é preciso que todos o público estratégico envolvido no processo tenham a noção de que é esse tipo de produção que é feita em determinada empresa. O fornecimento de materiais precisa ser capacitado para realizar as entregas, assim como as distribuidoras que possam receber os produtos.
3° O Fordismo e o Toyotismo são dois modelos de produção criados para otimizar a eficiência e a produtividade de indústrias. Contudo, são sistemas totalmente diferentes:
1ª fordista foca na produção em massa
2ª toyotista tem como princípio a produção sob demanda
Em linhas gerais, ambas as metodologias visam um melhor andamento das linhas de produções dentro das indústrias. Com isso, aprimoram os processos de produção e aumentam o lucro da empresa. No entanto, na prática, as duas possuem caminhos de atuação bem diferentes.
O Fordismo, criado por Henry Ford, tem como foco a produção em massa, por meio do uso e auxílio das máquinas. Além disso, dentro dele a lei é cultivar estoques, de modo a ter todo o produto a pronta entrega.
Outro ponto fundamental que precisa ser ressaltado é que a produção em larga escala também visa diminuir os custos para o produtor.
No entanto, isso implica diretamente na qualidade do produto, que é reduzida conforme a escolha da matéria-prima mais barata. Sendo assim, torna-se evidente que o foco proposto pelo método é a quantidade e não a qualidade.
O Toyotismo, por sua vez, trabalha de maneira diferente. A produção só começa a partir da demanda do cliente, o que evita os estoques e o desperdício de dinheiro.
Ademais, outro ponto divergente é que, ao contrário do Fordismo, que foca em um processo por colaborador, no Toyotismo visa-se o conhecimento geral de todos os procedimentos.
Ou seja, enquanto no Fordismo o trabalhador conhece apenas uma função, no Toyotismo ele tem que saber de todo o processo do produto.
Desse modo, os funcionários possuem funções menos específicas, trabalhando naquilo que tiver maior demanda no momento.
O lema “Just In Time” se aplica à produção daquilo que é necessário, “apenas no tempo certo”, visando a qualidade do produto acima de tudo, bem como a maior satisfação dos clientes.
4° Não sei
5° Os dois sistemas taylorista e fordista exigia muito do trabalhador com separação de tarefas em longos turnos o que incentivou o movimento de sindicalismo para reivindicação de condições melhores.
Explicação: