Nas orações "JOÃO faz a tarefa de casa" / "JOÃO, faz a tarefa de casa?", qual é a função sintática dos termos destacados, respectivamente? A) Ambos exercem função de sujeito da oração. B) Primeira oração é um aposto, e a segunda oração um vocativo. C) Primeira oração é sujeito, e a segunda oração vocativo D) Ambos exercem a função de vocativo da oração
Respostas
Resposta:B
Explicação:
o sujeito é considerado o núcleo, ou seja, a parte mais importante. Pode fazer a ação (sujeito agente) ou recebê-la (sujeito paciente). Em alguns momentos, será simples, em outros, composto, podendo ser ainda indeterminado.
o vocativo indica um chamamento e é denominado um termo acessório da oração. Quando pensamos no significado dessa palavra, entendemos o porquê dessa função sintática receber essa classificação. O som do carro, por exemplo, é um acessório, sua presença fará com que a viagem seja melhor, passe mais rápido, mas o carro não deixará de andar, caso ele não exista.
“Mãe só tem uma”.
“Mãe, só tem uma”.
Em que eles se diferem? Alguns podem destacar a “diferença visual”, ou seja, um possui vírgula e o outro não. Não resta dúvida, essa pode ser considerada uma diferença estrutural, mas que implicações trazem para o sentido da frase? No exemplo I, a mensagem transmitida é de homenagem às mães; enquanto em II, o filho simplesmente chama a mãe para avisá-la a respeito de algo.