• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lucianaalvesaraujosa
  • Perguntado 3 anos atrás

1.
Platão, na Antiguidade Grega, trazia a noção de que as pessoas já nascem com aptidões, habilidades, conhecimentos e qualidades em sua constituição biológica e hereditária. A partir disso surgiu a concepção inatista, que definiu a relação professor-aluno por muito tempo.

Tendo em vista suas principais características, assinale a alternativa correta.


A.
O professor era um grande filósofo, e por isso iluminado. Já o aluno, como o próprio nome sugere, não tinha luz; portanto, nada sabia, devendo se submeter às determinações do professor.


B.
A relação professor-aluno era horizontalizada, pois, como o aluno era detentor de um conhecimento latente, cabia ao professor apenas promover reflexões constantes para que o aluno fizesse desabrochar os seus saberes.


C.
O aluno, que tinha todo o conhecimento dentro de si, precisava despertar e desenvolver esse saber, o que dependia de um professor afetivo e dedicado aos momentos desse desenvolvimento.


D.
Havia uma superioridade inquestionável do conhecimento do professor em relação ao aluno, que se submetia a seu mestre. Se o aluno não despertasse seu conhecimento, a sua herança genética seria questionada.


E.
Sendo o aluno reconhecido como uma folha de papel em branco e o professor como dotado de saberes plenos tão valorizados na Filosofia, a relação era hierárquica e submissiva, com castigos e violência.


Davi010203040506: B, pois platão acreditava que com sua ajuda, poderia desviar o aluno de certos conhecimentos enganosos e faze-lo promover o bem da sociedade

Respostas

respondido por: Davi010203040506
1

Resposta:   B

Explicação:

pois platão acreditava que com sua ajuda, poderia desviar o aluno de certos conhecimentos enganosos e faze-lo promover o bem da sociedade

Perguntas similares