A qualidade da educação depende de uma série de fatores, entre eles é evidente a relevância do debate sobre a formação continuada do professor, pois esta encontra-se estritamente ligada aos parâmetros que determinam a qualidade da educação, uma vez que ela se direciona a aquisição de conhecimentos, saberes e práticas que melhoram não apenas a sua condição profissional, mas que influenciam diretamente na formação do educando enquanto sujeito do conhecimento.
É correto afirmar que a formação continuada também é intitulada de:
Selecione uma alternativa:
a)
Formação complementar.
b)
Formação para a prática.
c)
Formação da práxis.
d)
Formação em serviço.
e)
Formação ação-reflexão-ação.
Respostas
Resposta:
Alternativa:D
Explicação:
A Formação Inicial não é suficiente para assegurar um trabalho de qualidade. Conforme Hargreaves (2002), essa formação inicial é apenas o primeiro passo para a formação docente contínua. A educação é um conceito amplo de ensino, é um processo continuado de aprendizagem que não se encerra ao final do ensino médio, de uma graduação ou de uma pós-graduação, é um processo para toda a vida. Em contrapartida, Demo (2000) nos diz que a maioria dos professores não possui o hábito de aprender sistematicamente, pois internalizaram a idéia de que já aprenderam o que tinham de aprender, como se o seu ofício se resumisse simplesmente a ensinar, e ao educando apenas aprender.
Muitos profissionais entendem que a sua Formação Inicial e Continuada deu-se no curso de graduação e acabam reproduzindo na escola o que eles aprenderam com seus professores. Outros, porém, a partir da Formação Inicial buscam se aperfeiçoar/qualificar constantemente para melhorar a qualidade da educação através de aquisição de livros, participação em grupos de estudos, palestras, oficinas, congressos, simpósios, cursos de especialização, mestrado ou doutorado.
É imprescindível que o professor mantenha-se atualizado, flexível às mudanças e que continue permanentemente sua formação. Terá então, como principal função: aprender, inovar, diversificar, rever conceitos, etc., para que possa atender às necessidades educacionais escolares, na melhora da qualidade da educação brasileira. Em tempos de globalização, o acesso às informações é muito rápido. O professor necessita qualificar-se constantemente para tentar acompanhar este processo de mudança.