Leia um trecho da música Mentiras do Brasil, de Gabriel O Pensador. Observe o uso do pronome relativo e a função que ele desempenha no contexto em que é usado. [...] Seus nomes eram José e Maria E verde e amarelo era a bandeira que vestiam [...] E na TV as histórias que os adultos contavam Eles gostavam de ver Mas nem sempre acreditavam Se revoltavam vendo coisas que até cego já viu" GABRIEL O Pensador. Mentiras do Brasil. Ainda é só o começo. São Paulo: Sony Music Brasil, 1995, 1 cd, Faixa 9. Os pronomes relativos desempenham funções anafóricas, ou seja, são responsáveis por retomar termos anteriores a ele. Os termos referenciados pelo pronome, no contexto da canção, assumem uma ⒸA. critica ás instituições, sobretudo aquelas que não cuidam das crianças.
B. critica à falta de patriotismo e amor pela realidade nacional.
C. critica às recorrentes mazelas que a sociedade brasileira vive.
D. constatação do descaso dos governantes para com a população.
RÁPIDO POR FAVOR ️️
Respostas
respondido por:
3
O uso do pronome relativo "que" na música de Gabriel O Pensador indica uma constatação do que a maioria dos adultos já viu na televisão sobre descasos com a sociedade (item D).
No trecho da canção "E na TV as histórias que os adultos contavam" é referente ao absurdo que muitas vezes as pessoas veem em noticiários, em relação à política. O pronome relativo "que" interliga essa ideia.
Os pronomes são as palavras que irão acompanhar os substantivos, sendo que alguns pronomes podem substituí-los, de maneira direta ou indireta.
Os pronomes também têm a função de se referir aos substantivos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás