• Matéria: Física
  • Autor: cartasdeuvas
  • Perguntado 3 anos atrás

PFV ME AJUDEM É PRA HJ

1- Uma pessoa desce um toboágua a partir do repouso de uma altura de 20 metros. Desconsiderando todas as forças dissipativas, determine a velocidade da pessoa quando atinge as águas da piscina

2- Um astronauta pousa em um planeta e observa que seu peso neste local é 280N, porém na Terra seu peso é 700N. Determine: sua massa e a aceleração da gravidade neste planeta.

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

Explicação:

1. Como estamos desconsiderando forças dissipativas, logo teremos uma conservação de energia ideal, ou seja, a energia mecânica inicial é igual a final, sem perda de energia.

Vamos dividir em 2 momentos, o inicial:

A pessoa está 20 metros de altura, preparação para a descida, ou seja, temos apenas a energia potencial gravitacional, a energia cinética é nula pq ela ainda está parada no início do tobogã, assim a energia mecânica é a energia potencial gravitacional + 0 (energia cinética nula).

Como não temos a massa do indivíduo, chamemos de m, então a energia potencial no início é dado por m.10.20 = 200m.

**O exercício não mencionou valor específico pra gravidade, mas podemos considerar 10m/s²como um valor razoável.

Agora o momento final, momento do impacto com a piscina, a energia cinética é máxima, pois o corpo está em movimento. Em contrapartida, a energia potencial gravitacional pode ser considerada nula por está praticamente no solo, ou seja, altura é igual a 0. Assim a energia mecânica no final é a energia cinética apenas, neste caso m.v²/2

Pelo princípio da conservação de energia:

Energia final = energia inicial

200m = m.v²/2;

400 = v²

velocidade final = 20m/s.

2. Se o pesso do astronauta é 700N na Terra, a massa dele é 70kg, veja que P = m.g, aceleração da gravidade é 10m/s² na Terra.

Se temos a massa do astronauta e o peso em outro planeta, podemos obter a aceleração da gravidade nesse planeta, veja:

P= m.g;

g = P/m;

g = 280/70

g = 4 m/s²

Espero ter ajudado

Perguntas similares