Quais foram as principais causas e consequências da conspiração dos iguais?
Respostas
A Conspiração dos Iguais foi um movimento socialista que propunha a “comunidade dos bens e do trabalho”, e buscava alcançar a igualdade efetiva entre os homens, tal como “igualdade perfeita” e “felicidade comum”. Projetava que a única maneira desta igualdade alcançada era através da abolição da propriedade privada.
Esta crítica radical a propriedade privada fez deste movimento uma grande ameaça à potencial ordem social burguesa.
Em 1796 Graco Babeuf, seguidor de Marat liderou a “Conjura dos Iguais”, movimento popular que pretendia tomar o poder à força e abolir o direito de propriedade, estabelecendo uma sociedade comunitária, integrada por artesãos e camponeses, estabelecendo uma ditadura dos humildes, esta foi à tentativa de golpe mais importante dos vários tentados contra o governo do Diretório.
Hoje, a Conspiração dos Iguais é visto como um movimento comunista utópico, uma vez que afirmava e desejava uma realidade sem distinção entre pobres e ricos. É também antecedente do Anarquismo, sendo a primeira tentativa de colocar igualdade real entre os cidadãos acima da igualdade política consagrada pela Revolução Francesa.