Respostas
Resposta:
Maria Mariá foi uma das primeiras mulheres a abraçar o feminismo em Alagoas. Destacou-se na defesa das liberdades femininas (foi primeira mulher a usar calças compridas e maiôs), na busca de uma educação moderna (aboliu, nas suas aulas, a "palmatória" e as pedrinhas que os alunos tinham de mostrar à professora à hora de ir ao banheiro) e se posicionou publicamente contra o descaso público com a educação
Explicação:
,:-)
maria mariá de Castro sarment o
nasceu no dia 16 de junho de 1917.Era filha de Sílvio de Mendonça Sarmento, o tabelião da cidade, e de Ernestina de Castro Sarmento. Teve os seguintes irmãos: Maria Luísa, Paulo, José Sílvio, Luís e Maria Sílvia.
Seus primeiros estudos foram no Grupo Escolar Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. Já em Maceió, completou a sua educação formal na Escola Normal.
Além da formação profissional como professora, ampliou seus conhecimentos lendo revistas, jornais e escritores consagrados como Tolstoi, Dostoiévski, De Saint Exupéry, Emile Zola, Camões, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Machado de Assis, Érico Veríssimo, Jorge Amado, José de Alencar e Monteiro Lobato, entre outros.
Nos anos 1960, voltou a estudar e concluiu o curso técnico de contabilidade.Foi ainda grande incentivadora das manifestações folclóricas da região da Mata e, principalmente, apaixonada pelo texto de cordel, que lia avidamente e sabia recitar muitos deles de memória.Mariá organizou vários eventos culturais em União dos Palmares como: 1ª Festa da Mocidade, Grupo Dramático de Atores Amadores, festas de formatura e bingos beneficentes.
Foi ela quem fundou a Biblioteca Pública Municipal Jorge de Lima, sendo a primeira bibliotecária do município.
Participou ainda da organização dos festejos de inauguração da iluminação pública da cidade, lutou bravamente pelo tombamento da Serra da Barriga.Seu primeiro emprego foi como professora. Nomeada em janeiro de 1943, ocupou inicialmente a função de estagiária no povoado da Fazenda de Santo Antônio, em União dos Palmares. Quando concluiu o estágio probatório em 1944, foi transferida para o Grupo Escolar Rocha Cavalcanti.