O orçamento operacional de produção é definido pelo cálculo de alguns grupos pertencentes aos custos da produção. O custo com mão de obra (MOD), matéria-prima (MP) e custos indiretos de fabricação (CIFs) correspondem a esses grupos, considerados para o levantamento de uma unidade produzida ou uma determinada quantidade de produtos produzidos. Conforme o estudo sobre esse tema, assinale a alternativa que corresponde à definição dos CIFs:
A- Os CIFs englobam toda a rede de mão de obra necessária para a execução de um determinado produto ou serviço, sendo considerados os funcionários internos e os funcionários externos, por exemplo, os responsáveis pelo transporte da produção até o cliente final.
B- Os CIFs consideram apenas os custos relacionados ao que acontece dentro da empresa que realiza o processo de criação e desenvolvimento dos produtos ou execução dos serviços, por exemplo, as empresas com uma linha de produção.
C- Os CIFs estão relacionados somente às formas de matéria-prima consideradas para o processo produtivo de um determinado produto ou serviço, aplicados em uma unidade produzida ou uma determinada quantidade de produtos produzidos.
D- Os CIFs indicam os custos fora da unidade de fabricação de um produto ou uma prestadora de serviços, sendo de consideração facultativa nos cálculos de orçamentos, inclusive no orçamento operacional de produção.
E- Os CIFs correspondem aos gastos executados em materiais ou mão de obra, bem como gastos que não são usados de forma direta na elaboração dos produtos (ou prestação de serviços), mas estão presentes de alguma forma na produção.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Resposta
Correta: Os CIFs correspondem aos gastos executados em materiais ou mão de obra, bem como gastos que não são usados de forma direta na
elaboração dos produtos (ou prestação de serviços), mas estão presentes
de alguma forma na produção.
Resposta:
Correta D
Explicação:
CIFs corresponde a outros gastos em geral, como exemplo de custos indiretos de fabricação, considere óleos para lubrificação de máquinas utilizadas na produção, salários dos supervisores da produção, aluguel e energia elétrica da área industrial, entre outros. Todos estes custos não há como apropriar para unidades específicas na produção, pois não há como medirmos quanto cada produto receberá destes custos, por isso, os mesmos são considerados indiretos e alocados conforme critério utilizado pela empresa.