A concorrência perfeita ocorre quando há um número grande de empresas que comercializam seus produtos e/ou serviços para uma grande parcela de consumidores. Nessa modalidade, nenhuma empresa pode influenciar sozinha no preço de mercado. As firmas produtoras e os consumidores determinarão a quantidade e preço seguidos por todos nesse setor.



A concorrência perfeita tem as seguintes características:



a) Tanto do lado da demanda quando da oferta existe um grande número de sujeitos econômicos em ação, e nenhum deles pode, sozinho, alterar o volume global da produção, o preço do produto ou qualquer outro dado;



b) O produto produzido por qualquer agente é igual a de outro concorrente, de modo que o consumidor não tem motivos para preferir uma mercadoria em vez de outra;



c) Não há qualquer empecilho à entrada de novos agentes produtores no mercado;



d) Consumidores e produtores têm conhecimento do que está ocorrendo no mercado; e os fatores de produção podem deslocar-se, livremente, de um para o outro setor.



PELEGRINI, Andréa de Oliveira; BAÍS, Isadora Ceolin. Da concorrência perfeita e imperfeita. ETIC - Encontro de Iniciação Científica. v. 10, n. 10, 2014.



Considerando o conceito de concorrência perfeita apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.



I. O sal é um produto homogêneo, para o qual há grande número de ofertantes e uma grande procura, logo se insere em mercado de concorrência perfeita.



II. Um produtor de milho não consegue definir o seu preço sozinho, pois há vários produtores de milho no mercado, logo o seu preço é ajustado pela lei da oferta e da demanda.



III. O hambúrguer artesanal pode ser inserido em um mercado de concorrência perfeita, devido a sua heterogeneidade de produção.



É correto o que se afirma em:

A)
I, II e III.

B)
I, apenas.

C)
III, apenas.

D)
II e III, apenas.

E)
I e II, apenas.

Respostas

respondido por: mariliagraziele98
3

Resposta:

a resposta é III , apenas

Perguntas similares