Respostas
Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. ... Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas.
Resposta:
Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. Embora tenham se desenvolvido no mesmo período, cada um deles tinha uma linha de pensamento e características diferentes.
Explicação:
A corrente cultista, por exemplo, dá prioridade à construção de imagens, jogos de palavras, como sinonímia e antonímia, uso de figuras de linguagens, principalmente os paradoxos e metáforas, paralelismos, exploração dos sentidos.
A vertente conceptista, por sua vez, tem como característica a construção das ideias, o conteúdo intelectual das obras, também se utilizada de artifícios como a comparação e menção a outros textos, referências à natureza dos vocábulos, relações lógicas.
Embora apresentem aspectos diferentes, é possível encontrar particularidades concernentes ao cultismo e conceptismo em um único texto. Mas de um modo geral, eles se diferenciam em:
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas;
Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas.