Respostas
Para melhorar a administração do governo português e tentar sanar os problemas, realizou uma série de reformas bem características, que ficaram conhecidas como Reformas Pombalinas. Foi um periodo marcado pelas medidas do Marquês de Pombal, um déspota esclarecido que conciliava a monarquia absolutista com as ideias iluministas. Sendo assim, ele impôs medidas de reformas nos setores educacionais, econômicos, políticos e administrativos, interferindo na relação metrópole-colônia para restaurar Portugal.
Resposta:
Durante a segunda metade do século XVIII, a Coroa Portuguesa sofreu a influência dos princípios iluministas com a chegada de Sebastião José de Carvalho aos quadros ministeriais do governo de Dom José I. Mais conhecido como Marquês de Pombal, este “super-ministro” teve como grande preocupação modernizar a administração pública de seu país e ampliar ao máximo os lucros provenientes da exploração colonial, principalmente em relação à colônia brasileira.
Esse tipo de tendência favorável a reformas administrativas e ao fortalecimento do Estado monárquico compunha uma tendência política da época conhecida como “despotismo esclarecido”. A chegada do esclarecido Marquês de Pombal pode ser compreendida como uma conseqüência dos problemas econômicos vividos por Portugal na época. Nessa época, os portugueses sofriam com a dependência econômica em relação à Inglaterra, a perda de áreas coloniais e a queda da exploração aurífera no Brasil.