Respostas
Resposta:
Este termo "garante" a superioridade da raça branca sobre outras características biológicas (cor da pele, traços morfológicos), condenado à inferioridade intelectual aos descendentes de negros e indígenas (entre outros povos).
Explicação:
Significado de exacerbar:
- Tornar ou tornar-se acerbo, áspero, violento; exasperar: a ingratidão dos amigos exacerbou-o; suas anomalias patológicas se exacerbaram.
- Agravar-se; tornar-se mais intenso ou forte: os insultos exacerbaram o delegado; exacerba-se com mentiras.
↑
Ex: "Na ocasião, Chomsky criticou "a mentalidade imperial" dos Estados Unidos, e acusou a maior potência do mundo de "exacerbar as tensões nos países latino-americanos".
Folha de S.Paulo, 25/08/2009
"As ideias e instituições do final do século XIX e início do XX e sua produção de conhecimento baseada nos ideais racistas e cientificistas. Dá-se destaque à política de branqueamento, que formou parte da lógica racial, para ponderar seus efeitos na realidade subjetiva da população negra (e não negra) na contemporaneidade. "
"O essencialismo pode ser entendido como uma heurística usada durante o processo de categorização, que apesar da extensão e da universalidade do uso, é aplicada com mais facilidade a algumas categorias sociais do que a outras. A afirmação na epígrafe do artigo denota nitidamente esta perspectiva, e reitera a crença de que alguns indivíduos possuem características naturais que os definem como entes menos humanos do que os demais. Para o positivista e imigrantista Pereira Barreto, a cor da pele, enquanto tal, não seria o único fator a evidenciar a suposta inferioridade dos negros; características internas, especialmente o tamanho do cérebro, ofereciam os meios mediante os quais seria possível elaborar explicações fundamentadas em teses a respeito da superioridade racial branca. Teorias vigentes à época serviam como fundamentos para justificar a condição privilegiada dos brancos nos países colonizados pelas nações europeias (Azevedo, 1987; Ferreira, 2002; Moore, 2007; Nascimento, 2002). Livres ou escravizados, os negros, assim como os seus descendentes, estariam definitivamente condenados a ocupar uma condição que dificilmente os permitiria aceder ao estatuto de humano; eles seriam, por assim dizer, subumanos ou menos humanos. "
Textos tirados dos artigos do Scielo e do Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC)
Espero ter ajudado <3