Respostas
As migrações são as mudanças de populações de uma região para outra, de um país para outro ou do campo para a cidade (êxodo rural).
As migrações podem ser internas - quando ocorrem dentro do mesmo país ou região – ou internacionais – quando pessoas imigram de um país para outro.
Alguns dos deslocamentos populacionais mais frequentes são:
Migração rural-rural: ocorrem de uma área agrícola para outra. Esse tipo de migração engloba a transumância: os trabalhadores rurais que se deslocam constantemente em busca de trabalho, como os "boias-frias", que são trabalhadores itinerantes.
A transumância, ou migração sazonal, é o movimento populacional que ocorre em determinadas épocas do ano e que sempre se repete.
A migração pendular (movimento pendular), ou migração diária, que ocorre nos grandes centros urbanos, constituem a deslocação de trabalhadores de sua residência até o local de trabalho, que geralmente se localiza a uma distância significativa de onde moram. Muitas pessoas não trabalham nem estudam no município de sua residência.
O êxodo rural é o deslocamento populacional de áreas rurais para áreas urbanas.
A migração intra-urbana é um deslocamento populacional de curta distância – de uma cidade para outra.
O nomadismo é a prática em que pessoas não têm habitação fixa e vivem mudando de residência. Na Ásia e no norte da África, é comum encontrar pastores nômades.
A migração de retorno é o regresso dos imigrantes à região ou ao país de origem. Por exemplo, graças à crise econômica ocorrida nos Estados Unidos em 2007, muitos brasileiros que residiam em território norte-americano retornaram ao Brasil. Esse fenômeno ocorreu no Nordeste do Brasil: muitos nordestinos que haviam migrado para outras regiões do Brasil regressaram ao seu lugar de origem.