Texto 1 A equação do clima Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais validaram o primeiro modelo climático global feito na América do Sul. Os meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), finalizaram uma etapa importante do projeto que coloca o Brasil na vanguarda dos estudos climáticos na América do Sul. Pela primeira vez no continente, um instituto de pesquisas cria um modelo de previsão climática nacional que será incorporado aos modelos internacionais que comporão o próximo relatório global, previsto para 2014, do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, em inglês), o órgão científico da ONU para o estudo das mudanças climáticas. Além de ajudar a comunidade científica a compreender os fenômenos meteorológicos no Hemisfério Sul, o modelo brasileiro será útil para os setores e agentes econômicos diretamente influenciados pelo clima, como a agricultura e a geração de energia, além de permitir ao governo agir na prevenção de eventos extremos. "Mais de 70% da agricultura depende da previsão do tempo. Além disso, um modelo melhor vai permitir minimizar os danos de desastres, como chuvas, deslizamentos e alagamentos", explica Fábio Rocha, meteorologista do Inpe.
Texto 2
Após notícia de desligamento, INPE diz que supercomputador será substituído Nos últimos dias, o possivel desligamento por falta de dinheiro do supercomputador Tupă, responsável pelo monitoramento da previsão de tempo, de clima sazonal e projeções de cenários de mudanças climáticas no Brasil, ganhou força. Nesta terça-feira (15), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações afirmou que ele será substituído por outro.
A resposta do governo veio após a repercussão negativa sobre o possível risco de apagão de dados sobre as condições climáticas no país a partir desse desligamento. Apesar do anúncio do substituto do Tupã, a mudança não será uma solução definitiva para a garantia da qualidade de desempenho do equipamento. Gilvan Sampaio de Oliveira, coordenador do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão do próprio INPE, afirmou que o novo supercomputador é um "paliativo", uma solução "só para manter os serviços" em funcionamento....
A partir da Leitura dos dois trechos, responda:
1) Comente a importância do conhecimento do clima para a sociedade
2) Mencione pelo menos dois exemplos de situações cotidianas em que os estudos climatológicos e meteorológicos são necessários.
3) Que impactos podem ser acarretados pela falta de investimento em
pesquisa na área de clima no Brasil?
Respostas
respondido por:
1
1)Ter conhecimento sobre o clima ajuda na prevenção de futuras tragédias.
2)Plantação e condições climáticas.
3)Sem o investimento necessário, por exemplo, em um supercomputador, as informações dadas sobre a previsão do tempo e clima são afetadas, ficando imprecisas. Com as informações imprecisas a agricultura sofre, e também a sociedade.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás