PERGUNTA 6
As informações a seguir revelam as notificações apresentadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) sobre casos de violência que demandaram ações de saúde. Os dados são do ano de 2019.
• Casos de violência interpessoal notificados em 2019 na região Sudeste: 197.002.
• Casos de violência interpessoal notificados em 2019 na região Sul: 87.823.
• Casos de violência interpessoal notificados em 2019 na região Nordeste: 65.936.
• Casos de violência interpessoal notificados em 2019 na região Centro-Oeste: 31.097.
• Casos de violência interpessoal notificados em 2019 na região Norte: 23.639.
Com base nos dados apresentados e nas informações sobre a interseção entre violência e saúde, assinale a opção correta.
( ) Sendo a violência um fenômeno fortemente relacionado à cultura e à dimensão social, evidencia-se a existência dos determinantes sociais em saúde.
( ) Notificar os casos de violência que adentram os serviços de saúde dificulta a elaboração de políticas públicas de prevenção e intervenção sobre esse fenômeno.
( ) A formação profissional pode colaborar com a identificação dos casos em saúde oriundos de situações de violência. Entretanto, cabe ao médico realizar tal identificação, não havendo contribuição de psicólogas(os) nesse processo.
( ) Os dados apresentados estão, provavelmente, supernotificados, sendo os casos de violência que envolvem inserção do usuário na rede de saúde em menor número, na situação real.
( ) Considerando que a violência é um comportamento de ordem biológica, sua relação com a saúde de uma população prescinde da explicação social sobre sua ocorrência.
PERGUNTA 7
A violência contra a mulher pode provocar impactos à saúde física e mental. Observa-se que o fator de gênero pode orientar distintas formas de violência, dentre elas, a violência obstétrica. Esse fenômeno tem ganhado destaque nas pesquisas e nos debates no campo da Psicologia da saúde.
Sobre a violência obstétrica e a atuação da Psicologia perante esse fenômeno, assinale a opção correta.
( ) A violência obstétrica pode ser observada quando há uma intensificação de intervenções médicas invasivas às mulheres gestantes e puérperas. Não se enquadram nessa prática, portanto, falas e comentários pejorativos contra esses sujeitos.
( ) Violência obstétrica é uma violação dos direitos da mulher que se encontra apenas em trabalho de parto.
( ) Sendo o aborto uma prática ilegal na maioria dos casos no Brasil, não se considera violência obstétrica falas repressoras, por parte da equipe de saúde, voltadas a mulheres em processo de interrupção de gravidez.
( ) A violência obstétrica gera impactos momentâneos à saúde mental da mulher, mas não interfere no curso posterior da maternidade.
( ) Cabe também à(ao) psicóloga(o) analisar e intervir sobre práticas profissionais que reproduzam violência obstétrica no contexto da saúde.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Cabe também à(ao) psicóloga(o) analisar e intervir sobre práticas profissionais que reproduzam violência obstétrica no contexto da saúde.
Explicação:
;)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás