“A economia industrial não seria concebível sem um novo aparelhamento de edifícios e instalações novos – fábricas, lojas, depósitos, portos – que devem ser construídos em tempo relativamente curto, aproveitando a redução da taxa de juros, a qual permite a imobilização de vultosas somas em aparelhamentos que irão frutificar somente a longo prazo.”(BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 35-36). Sobre os efeitos da industrialização nas cidades e na arquitetura, em diferentes épocas e em diversas partes do mundo, assinale o que for correto (some os números das afirmações corretas).
01) A Revolução Industrial provocou grandes alterações no modo de vida. Com o crescimento demográfico, as principais cidades concentraram muitas pessoas em um mesmo espaço, muitas vezes sem condições básicas de salubridade.
02) O ferro e o vidro tornaram-se materiais muito utilizados na arquitetura. O ferro passou a ser utilizado na construção de pontes, de ferrovias, de estações ferroviárias, de armazéns, de bibliotecas públicas, entre outros grandes edifícios.
04) As estradas de ferro foram fundamentais para o desenvolvimento da industrialização. As estações ferroviárias constituíram-se marcos arquitetônicos nas cidades e foram retratadas por diversos artistas.
08) A torre Eiffel, construída em Paris, representou novas possibilidades construtivas advindas da industrialização.
16) No Brasil, devido ao atraso de sua industrialização em relação aos países mais desenvolvidos, os exemplares da arquitetura de ferro passaram a ser construídos a partir de meados do século XX.
Respostas
As afirmações corretas sobre os efeitos da industrialização nas cidades e na arquitetura são: 01 + 02 + 04 + 08 = 15.
As afirmações são corretas porquê:
01) A Revolução Industrial de fato fez diferença na vida das pessoas, pois, mudou totalmente o modo de produção com o surgimento das indústrias. As pessoas começaram a se amontoar nas cidades, ponto focal da indústria, resultando numa concentração de muitas pessoas em um mesmo espaço, as vezes, sem saneamento básico.
02) O ferro e o vidro passaram a ser bastante utilizados pela arquitetura e construção civil após a Revolução Industrial.
04) As estradas de ferro foram mais que fundamentais para o desenvolvimento da industrialização, pois, permitia o escoamento de recursos que antes ficavam centralizados em um lugar. Além de serem marcos arquitetônicos nas cidades.
08) A torre Eiffel foi uma representação de novas possibilidades no âmbito da construção civil e arquitetura, pois, trazia inovações quanto à estética das linhas e a resistência aos fatores naturais.
Alternativa incorreta, o porquê:
16) O Brasil de fato era e é atrasado no âmbito industrial em relação aos países mais desenvolvidos, porém, os exemplares da arquitetura de ferro não passaram a ser construídos a partir de meados do século XX, e sim no final do século XIX.
Para saber mais sobre este assunto: https://brainly.com.br/tarefa/31396959