2. Mário de Andrade e Wassily Kandinsky viveram em países diferentes, mas o movimento literário e artístico já sofria a influência desse novo período, que era o rompimento com a tradição tanto da arte, de modo geral, quanto da literatura. Leia o texto 1 e observe a imagem feminina do texto 2. Agora, vamos refletir se é possível relacionar as duas produções artísticas e culturais dessas obras.
a. Tanto no texto 1 quanto no 2, há a presença de uma personagem. Que figura está representada no poema de Mário de Andrade e no quadro de Wassily Kandinsky? *
b. O “eu lírico” do poema demonstra que o poeta Mário de Andrade tem um sentimento profundo em relação à amada? Qual será esse sentimento e por que o poeta se entristece?
c. Como Mário de Andrade e Wassily Kandinsky viveram períodos idênticos, como ambos retratam a mulher amada em suas obras?
A mulher do poema de Mário de Andrade
A mulher no quadro de Kandinsky
d. Em qual dos dois textos pode-se, claramente, identificar a localização dos autores das obras?
Respostas
Resposta:
2-a. Podemos inferir que os artistas e escritos sofreram influências externas na produção de suas obras pois eles eram pessoas que viajavam e estavam por dentro dos acontecimentos e das mudanças culturais que ocorriam na literatura europeia.
b. Antes do Modernismo, os escritores brasileiros se espelhavam nos movimentos literários conhecidos como parnasianismo, romantismo e realismo.
c. As tendências artísticas influenciaram os movimentos literários Pré-Modernismo e Modernismo pelo fato de que os escritores e artistas se posicionavam de forma crítica para romper o tradicionalismo.
1-A escola literária que superou o parnasianismo e o simbolismo brasileiros foi o pré-modernismo.
B)As interessadas, sim.
C)A principal característica da poesia modernista da primeira fase foi a transgressão aos modelos de poesia da época .Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido.
2-Senhora com uma Flor c) Sobre uma amada na rua Barão de Itapetininga e uma mulher pegando uma flor. D) na de mario
3-a)[Sampa, Caetano Veloso] b) "Lampião de Gás", Inezita Barroso. "Rapaziada do Brás", Carlos Galhardo.
"Trem das Onze", Adoniran Barbosa. C)Não fiz trio ou duplas.
2-a)um texto literário b) Narrador-Personagem e u trata-se de um narrador que se envolve por meio de sentimentos e emoções como se fosse também personagem do enredo.c)O narrador, a mãe dele, dois irmãos dele e uma tia. D)dentro de uma casa
E) "− Mas quem falou de convidar ninguém! Essa mania... Quando é que a gente já comeu peru em nossa vida! Peru aqui em casa é prato de festa, vem toda essa parentada do diabo... − Meu filho, não fale assim... − Pois falo, pronto!" E "Houve um desses espantos que ninguém não imagina. Logo minha tia solteirona e santa, que morava conosco, advertiu que não podíamos convidar ninguém por causa do luto".
A) Acredito que sim pois apesar de tudo, havia segurança. B)Psicologicamente "Era mais liberal não era tão Firme com os filhos e cumpre suas promessas apesar das circunstâncias: "o pai, a sós com a mulher, estava Radiante.-É uma prova de maturidade- disse-Deus te ouça respondeu a mãe." C) Sentimento de empatia. D) ALgo passado, lembrando do pai do menino. E) Pois lembrava o pai dele e uma reunião em familia.
Explicação: confia pq pelo menos vc fez agr
2.a. Podemos ver que ambos os artistas sofreram influência de fontes externas na confecção de suas obras, uma vez que ambos eram viajados e absorviam os acontecimentos e as nuances culturais que se integravam a literatura europeia da época.
b. No Modernismo, movimento artístico a que pertencia a obra de Mário de Andrade, há um sentimento de quebra ao tradicional em relação a amada, e isso entristece o poeta por ver que ela estava inalcançável para ele naquele momento.
c. Ambos os artistas retratam a mulher em suas obras com um rompimento das tradições da época. Elas eram retratadas como vanguardistas.
d. Na obra de Kandinsky é possível identificar claramente a localização.
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