Marque a alternativa correta:
I) a avaliação psicológica sempre será composta por três etapas: anamnese, aplicação de testes e observação comportamental;
II) o momento mais importante da avaliação psicológica é a anamnese, pois através dela podemos coletar os sinais e sintomas para levantamento das hipóteses;
III) durante a avaliação psicológica, a observação comportamental sempre é necessária, tanto quanto é a anamnese;
IV) a entrevista de anamnese é considerada como uma fonte complementar de informações, já que complementa as hipóteses levantadas pelo psicólogo.
Respostas
Resposta:
As alternativas II e III estão corretas.
Explicação:
I) As etapas da avaliação psicológica não são cristalizadas. A anamnese e a observação comportamental são de fato presentes em todo processo avaliativo. A anamnese são as entrevistas iniciais que têm como objetivo conhecer o histórico do paciente/cliente e levantar hipóteses que conduzirão o a escolha das ferramentas utilizadas. Já a observação comportamental está presente em todas as entrevistas realizadas com o paciente pois complementa os resultados observados a partir de ferramentas estruturadas. Os testes, por sua vez, são ferramentas complementares que auxiliam o trabalho do psicólogo, oferencendo um resultado normatizado para sustentar suas hipóteses.
II) O momento mais importante da avaliação é de fato a anamnese, pois ela levará o profissional a conhecer o cliente e levantar uma hipótese diagnóstica e a partir daí traçar um plano de ação para o processo avaliativo a fim de rejeitar ou confirmar essa hipótese.
III) Como foi dito acima, a anamnese é de extrema importância para o início do processo de avaliação psicológica. Entretanto, não só ela, mas também a observação comportamental é essencial, pois estará presente em todas as entrevistas, permitindo levantar novas hipóteses e contrastar o que foi falado com o que é apresentado comportamentalmente, guiando de maneira mais segura o processo avaliativo.
IV) A entrevista de anamnese é a fonte primária de informações sobre o cliente/paciente. Ela dá abertura ao processo avaliativo, permite que se conheça o entrevistado e seu histórico, assim concendendo informações suficientes para o levantamento da primeira hipótese diagnóstica, que será investigada e complementada ao longo do processo avaliativo. Isso será feito por meio de mais entrevistas, estruturadas, semiestruturadas ou abertas, possível aplicação de ferramentas como testes e escalas validados e, sempre, a observação comportamental.