Podemos dizer que a justiça, antes de um conceito a ser definido, é um ideal a ser alcançado. Em um país com tantas desigualdades, é corrente o clamor para que justiça seja feita. Todavia, saber o que é justiça, já é por si só um dos maiores desafios ao operador do direito. Considerando o enunciado acima, marque a alternativa correta: Escolha uma: a. A justiça consiste na aplicação literal ou gramatical das leis b. Para que uma decisão seja justa, o juiz não pode levar em consideração os sujeitos de uma ação c. A justiça social é um instrumento que objetiva a construção de um Estado socialista a partir da redistribuição das riquezas privadas d. Justiça se faz quando os desiguais são tratados de forma desigual, na exata medida da desigualdade e. A justiça demanda que todos sejam tratados da mesma forma sempre, independentemente da sua classe, raça ou religião
Respostas
Resposta: Justiça se faz quando os desiguais são tratados de forma desigual, na exata medida da desigualdade.
Explicação: tratar iguais como iguais e desiguais como desiguais na medida que desigualam.
A alternativa correta sobre o conceito de justiça é a letra D, uma vez que essa ideia advém do princípio da isonomia, proposto pela constituição federal.
Qual o conceito de justiça?
De acordo com a filosofia, a justiça pode ser caracterizada como uma virtude suprema que consegue aplicar de modo pleno os princípios éticos e morais.
Contudo, no direito, esse conceito está relacionado com a capacidade de decidir ponderando entre a moral e a razão. Portanto, muitos vezes aquilo decidido como direito, nem sempre será justo para outro.
Aprenda mais sobre justiça aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25270702
#SPJ2