• Matéria: História
  • Autor: vitoriaalvarengaarau
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise a afirmação: “O legado da Era Vargas pode ser sintetizado em quatro aspectos: a legislação sindical, o modelo corporativo, a legislação social e o mito da outorga.” >>>>>>>>>>Em relação ao corporativismo varguista, assinale a alternativa INCORRETA:
3 pontos
Um de seus objetivos era manter as hierarquias sociais e ao mesmo tempo diminuir as desigualdades, gerando harmonia social, progresso, desenvolvimento e paz.
A valorização dos partidos políticos justificava-se pela necessidade de buscar organizações que produzissem consenso e estabilidade política, reunindo todos os interesses e preocupações em poucos canais de expressão.
Sua lógica básica era a de que as sociedades deveriam ser organizadas a partir dos grandes ramos de atividades econômicas, e não a partir de ideologias políticas.
A concepção de Estado era aquela de que ele deveria ser investido de mais poder e deveria contar com o apoio de todos, sem divergências, cabendo à população sempre colaborar com ele.
Sua atuação resultou no estabelecimento de uma rede de organizações representativas de interesses privados, regulados e controlados pelo poder público.

Respostas

respondido por: brendaisis
1

Ao contrário do apresentado na assertiva C, Getúlio Vargas desenvolveu um processo de industrialização no cenário brasileiro pautado na centralização da economia no poder estatal, já que as indústrias eram estatizadas, evitando por isso, uma economia mais neoliberal.

Nesse viés, está incorreta a letra C, já que Vargas preocupava-se mais com a intervenção do estado na economia, do que com a existência de um livre mercado.

Perguntas similares