O baixo desempenho em leitura nas avaliações em larga escala demonstrado pelas crianças brasileiras em exames como o SAEB e a Prova Brasil tem suscitado debates e estudos que remetem a interpretações variadas. A esse respeito, podemos tecer algumas considerações, exceto que: a. Há pouco avanço dos alunos em suas competências para leitura e compreensão nas terceiras e quartas séries. b. Os professores não estariam ensinando aos alunos as habilidades envolvidas na compreensão dos textos em si. c. O fracasso da maioria dos alunos mostra que precisamos ampliar as discussões entre os educadores sobre o que é alfabetizar e como fazê-lo. d. Há uma ineficácia ou inexistência de mecanismos que ensinem respeitando a diversidade de ritmos dos alunos. e. Os métodos antigos de alfabetização eram mais eficazes e, portanto, o fracasso dos alunos pode estar ligado à falta de recursos didáticos como as cartilhas, por exemplo.
Respostas
Não se pode afirmar que os métodos antigos sejam considerados como ineficazes, visto que o rendimento atual dos alunos é um parâmetro da sociedade contemporânea, através de avaliações externas, como SAEB e Prova Brasil (Alternativa E).
É notória a redução do rendimento dos estudantes nas atividades de leitura, como demonstram as avaliações nacionais, do SAEB e Prova Brasil.
Estes baixos rendimentos suscitam grandes debates, acerca do baixo nível de leitura dos estudantes brasileiros, principalmente em torno da terceira e quarta séries, exigindo um maior direcionamento por parte do Estado sob recursos destinados à educação.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/21174681
Resposta:
E
Explicação:
Os métodos antigos de alfabetização eram mais eficazes e, portanto, o fracasso dos alunos pode estar ligado à falta de recursos didáticos como as cartilhas, por exemplo.