Observe o mapa do Brasil após o início da colonização portuguesa e o mapa do Brasil atual e escreva quais são as principais diferenças observadas por você.
Respostas
Resposta: A diferença mais relevante é a expansão territorial, graças às expedições dos bandeirantes.
Explicação: As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados. As Bandeiras que percorreram o litoral à procura de ouro, partindo de São Vicente, deram origem às vilas de Itanhaém, Iguape, Paranaguá, Laguna e Desterro, entre outras. A penetração no sertão deu origem a vilas e arraiais como Cuiabá, Vila Rica, Diamantina, Sabará e Mariana, entre outras.
Resposta:
A principal diferença é o tamanho e as fronteiras
Explicação:
O território brasileiro nem sempre possuiu a mesma característica quanto à sua divisão interna. A seguir, algumas mudanças que promoveram alterações na cartografia e na ordem político-administrativa do país:
No ano de 1977 o Mato Grosso foi fragmentado, originando o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Cinco anos depois a região de Rondônia foi reconhecida como território e alcançou a condição de Estado.
Em 1988 ocorreram diversas modificações. Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco. No mesmo ano Goiás se fragmentou, a porção sul do território continuou com o mesmo nome e fazendo parte da região Centro-Oeste, a porção norte deu origem ao Tocantins, que passou a integrar a região Norte.