pai,mae e seu casal de filhos estao sentados a uma mesa quadrada.Os homens chaman se Roberto e sergio e as mulheres Tereza e fernanda . sabe se que o pai tem fernanda a sua frente e o filho a esquerda ,e que a mae esta ao lado de sergio
Respostas
Resposta:
Explicação:
Considerando as afirmações, é verdadeiro somente o que se afirma em II e III.
Essa é uma questão de raciocínio lógico. Para respondermos questões como essa, devemos nos atentar aos detalhes do enunciado para construir a situação de maneira correta. Sendo assim, temos no enunciado:
Há 4 pessoas sentadas em volta de uma mesa quadrada;
Dessas 4 pessoas, há dois homens, que se chamam Roberto e Sérgio;
Desses dois homens, um é o pai e o outro é filho;
Além deles, há duas mulheres: Teresa e Fernanda. Das quais uma é a mãe e a outra é a filha.
Agora, ao analisar as posições de cada um na mesa, temos:
Fernanda está na frente do pai;
O filho homem está a esquerda do pai;
A mãe está do lado direito de Sérgio.
Construindo um desenho com os dois primeiros dados, sem considerar a posição da mãe pois não sabemos quem é Sérgio, chegaremos a conclusão que a posição da família é:
Fernanda
Filho ▢
Pai
Se Fernanda está na frente do pai, e o único lugar que ficou disponível é a direita do pai, conclui-se que ali está posicionada Teresa. Por isso:
Fernanda
Filho ▢ Teresa
Pai
Agora, vamos julgar as afirmações de acordo com o desenho que construímos e com o enunciado:
A primeira afirmação (I) é falsa. A mãe não pode se chamar Fernanda. Isso ocorre pois, segundo o enunciado, a mãe está do lado direito de Sérgio. Como vimos anteriormente, Fernanda está do lado direito de Teresa e não de Sérgio.
A segunda afirmação (II) é verdadeira. Se Teresa está do lado direito de Sérgio, então a sua frente só pode estar Roberto, que é seu filho.
A terceira afirmação (III) também é verdadeira. Segundo o enunciado, o pai tem Fernanda a sua frente, sendo assim, o pai deve se chamar Sérgio, uma vez que Roberto está a esquerda de Fernanda.
Conclui-se, então, que é verdadeiro somente o que se afirma em II e III