Respostas
Resposta:
1. Só há duas personagens: o narrador-personagem e sua tia, Tristereza.
> O narrador-personagem é um jovem reflexivo. A tia é idosa e sábia.
Eles conversam sobre a chuva que caía após três meses de seca em Moçambique.
2. O diálogo ocorre numa casa.
3. Não, eles têm opiniões diferentes.
Ela acha que a chuva caiu por causa das rezas que fez e que só choverá o suficiente. Já ele se preocupa de chover demais e ocorrer enchentes.
4. A alternativa que melhor exprime a opinião da personagem Tristereza sobre a chuva é:
c) A chuva estava lavando a terra do triste passado de guerra.
"A chuva abensonhada", de Mia Couto.
Explicação:
. As personagens do conto são estas: o narrador, que também é personagem e tia Tristereza.
Podemos caracterizar o narrador-personagem como alguém que parece ser jovem. Além disso, ele demonstra ser muito pensativo e refletir de forma demasiada. A tia Tristereza, por sua vez, é descrita como uma senhora idosa, que tem atitudes sábias. Além disso, é uma grande conhecedora das crenças do local onde vive.
O assunto principal da conversa é uma festa que ocorrerá e sobre a chuva. Cada personagem tem uma opinião sobre a conversa.
Link: brainly.com.br/tarefa/4461173
2. O diálogo entre os personagens ocorre dentro de uma casa.
O local pode ser confirmado neste fragmento do texto: "Enquanto alisa os lençóis, vai puxando outros assuntos." O trecho destacado indica que a conversa ocorreu enquanto a tia Tristereza realizava tarefas domésticas em seu lar. Isso indica que o diálogo se desenrolou em uma casa, isto é, em um local doméstico.
Nos gêneros narrativos, sempre que estamos falando sobre o lugar onde a narrativa se desenrolou, estamos nos referindo ao que é chamado de espaço narrativo.
Link:brainly.com.br/tarefa/839133
3. As personagens não apresentam a mesma opinião sobre os fatos narrados.
Na opinião da tia, a personagem mais idosa, a chuva era uma forma de dialogar com os seus antepassados. Além disso, ela desejava que o narrador-personagem fosse de forma bem arrumada para festa, que ocorreria em Moçambique.
O menino, por sua vez, não desejava ir com a roupa que a tia havia preparado para ele.
Esses apontamentos nos indicam que, apesar de apresentar um uma temática comum, o texto apresenta pontos de vista diferentes das personagens.
Link: brainly.com.br/tarefa/432068
4. A alternativa que melhor exprime a opinião da personagem Tristereza sobre a chuva é esta: a chuva estava lavando a terra do triste passado de guerra . Por esse motivo, a resposta correta até alternativa C.
Não podemos afirmar que o item A está correto, pois, de acordo com o texto, para a personagem adulta, a chuva tinha uma origem mística e não era um castigo.
Além disso, não podemos afirmar que o item B está correto, visto que o texto não indica que a chuva era para limpar os pecados.
Link: brainly.com.br/tarefa/20529241
Bons estudos!