Atualmente, no Brasil, o arroz vem sendo cultivado em diferentes sistemas de cultivo: sistema convencional, cultivo mínimo, plantio direto, pré-germinado e transplante de mudas (TM). Nos três sistemas mencionados inicialmente, o arroz é semeado em solo seco, enquanto que nos outros a semeadura e o transplante de mudas ocorrem em solo submerso. O manejo ou preparo do solo requerido para cada sistema apresenta características próprias.
De acordo com seus conhecimentos sobre os sistemas de plantio adotados para a cultura do arroz no Brasil, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. No plantio convencional, o manejo dado ao preparo do solo envolve: o preparo primário do solo, empregando grade e arado; preparo secundário do solo, realizando o destorroamento; o nivelamento do terreno; a incorporação de herbicidas e eliminação de plantas daninhas; e por último, a semeadura da cultura, podendo ser realizada a lanço ou em linha.
b. No sistema convencional, o preparo do solo é realizado entre os meses de janeiro a março (preparo de verão) e compreendem: uma operação de aração, duas operações de gradagens e, quando necessário, o aplainamento do solo para o plantio. Não há necessidade de destruir por completo os torrões formados no solo, pois eles serão completamente desfeitos pelas chuvas de inverno.
c. No cultivo mínimo, a antecipação do preparo do solo tem por objetivo corrigir pequenas imperfeições do relevo, deste modo, adequando a superfície do solo para a semeadura e, principalmente, influenciar na germinação e emergência de sementes de plantas daninhas.
d. O sistema de transplante emprega um conjunto de técnicas que são adotadas previamente ao plantio; nesse sistema, as sementes são previamente germinadas e, em seguida, são lançadas em quadros nivelados e inundados. Esse sistema apresenta como vantagens: maior eficiência no controle do arroz-daninho (arroz-vermelho e preto), menor influência do clima no preparo do solo e na semeadura e possibilita um maior planejamento das atividades necessárias ao plantio.
Respostas
respondido por:
0
O sistema de transplante envolve o transplante das plantas já germinadas de arroz, é uma forma de aumentar o controle de variações do arroz como o arroz-vermelho e preto (alternativa D).
O Brasil produz muito arroz, a maior parte para o consumo interno, e o método mais usado é o convencional, que consiste em um conjunto de processos de pré-semeadura para que as plantas de arroz possam se desenvolver sem problema.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás