PRECISO URGENTE DE UMA REDAÇÃO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO NA PANDEMIA, QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS REFLEXOS DELA.
É URGENTE!
Respostas
Resposta:
No outono chinês de 2019, na cidade de Wuhan, epicentro da pandemia, surgiram as primeiras evidências da COVID-19, originada do vírus SARS-CoV2. De origem ainda incerta, segundo o relatório divulgado, em março de 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus faz parte da família do coronavírus, que provoca doenças simples como resfriados até as síndromes respiratórias agudas graves.
À medida que a enfermidade se espalhava, o mundo assombrado via os dois pilares da globalização: a livre circulação de pessoas e mercadorias sendo afetadas com a rápida propagação da doença. As viagens domésticas e internacionais e a circulação de mercadorias foram muito alteradas, principalmente nos primeiros meses da pandemia, e, até hoje, não houve uma retomada da normalidade.
No caso dos brasileiros, o contexto é ainda mais desolador. Fomos, praticamente, transformados em párias do mundo com a forma como a pandemia foi e está sendo conduzida no país. O negacionismo reinante no alto escalão do poder, as mentiras difundidas como verdades absolutas, a disputa de egos e a ausência de ação coletiva tiveram, como consequência, o nosso isolamento pela quase totalidade dos demais países e suas fronteiras foram fechadas à nossa presença.
Obviamente, não há dúvida de que a circulação de pessoas está por trás da difusão global da doença, fazendo o movimento de pessoas a causa e a vítima da COVID-19. A variante brasileira é temida externamente, explicando, em parte, a resistência em nos receber.
Nesse cenário, a globalização da economia entrou, de certa forma, em julgamento. A pandemia, inegavelmente, servirá de base para questionar crenças que estavam profundamente arraigadas no conceito de ver o mundo.
Esse processo, que muitos acreditam, tenha se iniciado com as Grandes Navegações encontra defensores que afirmam que, em cada momento da história humana, com os recursos disponíveis, o homem vivenciou um sistema globalizado, desde a Antiguidade. O avanço dos meios de transportes e telecomunicações, a partir dos anos 70 do Século XX, permitiu a humanidade atingir o padrão atual de intensa interdependência entre a nações.