[03] No século XIX era frequente as elites sociais britânicas estabelecer paralelos entre elas e os atenienses no auge de sua civilização. Como seria possível justificar tais paralelos?
Respostas
Estes paralelos poderiam ser teoricamente justificados pela ideia que no Século XIX a Inglaterra se tornou uma civilização globalmente dominante, com uma Marinha de Guerra imbatível e que tinha por base econômica o comércio, coisas que também caracterizaram Atenas no seu apogeu político-econômico.
De modo geral, contudo, estes paralelos são muito mais simbólicos que baseados em qualquer fato. Os ingleses do Século XIX se viam como "uma nova Atenas" pois Atenas foi, desde o Renascimento, apresentada como o ideal da civilização perfeita para as sociedades ocidentais. Fazer estes paralelos era apenas uma forma de valorizar simbolicamente a Inglaterra.
acho que é isso
A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo. No final do século XIX, o capitalismo ganhou força com o crescimento da industrialização, o crescimento foi alcançado com base na acumulação de capital gerado e adquirido nos primeiros anos de industrialização