• Matéria: Biologia
  • Autor: douglasdireitosantos
  • Perguntado 3 anos atrás

O entendimento contemporâneo da aterogênese integra os fatores de risco à chamada hipótese de resposta à lesão. Assinale a alternativa que contenha uma associação correta da formação e progressão da placa de ateroma:
a. As únicas células envolvidas na formação da placa aterosclerótica são os macrófagos e as células musculares lisas, que se proliferam em resposta à liberação de citocinas.
b. As células musculares lisas e os macrófagos não conseguem realizar a degradação completa das lipoproteínas e acabam se transformando em células espumosas.
c. Na hiperlipidemia crônica, as moléculas de HDL se acumulam no interior da adventícia, em que se agregam ou são oxidadas.
d. A turbulência do fluxo sanguíneo é um fator que previne a formação da placa, pois impede o depósito de lipoproteínas.
e. Somente a perda da integridade endotelial é considerada a base da resposta à lesão, resultando no espessamento da camada íntima.

Respostas

respondido por: shemimattos1
20

Resposta:

Alternativa B

Explicação:

"As células musculares lisas e os macrófagos não conseguem realizar a degradação completa das lipoproteínas e acabam se transformando em células espumosas"

respondido por: Danas
0

A placa de ateroma pode ser formada a partir da dificuldade no processo de desagregação entre as células musculares lisas e os macrófagos em relação às lipoproteínas, dessa forma elas se transformam em células espumosas que ficam rígidas (alternativa B).

O ateroma nas doenças ateroscleróticas

O ateroma é a placa que surge com o acúmulo de lipoproteínas de baixa densidade agregadas as paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem de sangue para os tecidos, levando ao aumento da pressão arterial e ao infarto de tecidos diversos.

Mais sobre aterosclerose

https://brainly.com.br/tarefa/53653649

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares