• Matéria: Filosofia
  • Autor: bonenbergerdavi17
  • Perguntado 3 anos atrás

A filosofia grega inaugurou a racionalidade como manifestação do pensamento por excelência. Desse modo, várias correntes surgiram desde os primeiros filósofos: o período socrático (marcado pelo caráter moral e político), o período platônico e o aristotélico, que apresentam uma teoria do conhecimento relacionada às outras áreas do saber compreendidas pela filosofia.

Dessa forma, é correto afirmar que:

I. Os pré-socráticos foram os primeiros a sistematizar o pensamento filosófico.

II. O fundamento da filosofia platônia era a natureza; portanto, Platão ficou conhecido como filósofo ao pensar o átomo.

III. A teoria do conhecimento aristotélica reconhecia nos sentidos a primeira experiência com o conhecimento.

IV. Sócrates é considerado, até a atualidade, o primeiro professor, pois era um sofista.

Assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s):


A.
I e III.


B.
IV.


C.
III e IV.


D.
I e II.


E.
II.

Respostas

respondido por: joaoevangelistasilva
0

Resposta:

c

Explicação:

confia

respondido por: brunaricci10
2

Resposta:

I e III.

Explicação:

Apesar dos diferentes períodos e sistemas filosóficos que compõem o período grego, foram os pré-socráticos os primeiros a organizarem a filosofia em um sistema, seguidos por Sócrates, que desenvolveu a maiêutica a fim de trazer as pessoas ao conhecimento verdadeiro em detrimento dos sofistas. Posteriormente, tem-se Platão, discípulo de Sócrates, voltado às questões referentes ao conhecimento por meio das ideias. Por fim, tem-se a teoria aristotélica, que desenvolve também uma teoria do conhecimento, só que baseada no conhecimento empírico, que se dá por meio dos sentidos.

Perguntas similares