ASSUNTO: ELEMENTOS DA NARRATIVA
Atividade
Produção textual
01 – produza um texto narrativo com foco nos elementos da narrativa, cujo narrador seja observador. Depois o mesmo texto transforme em uma narração cujo narrador seja personagem.
Alguém pode me ajudar?
Respostas
Resposta:
TEXTO 1: OBSERVADOR.
Dificuldades.
A situação era de certa forma estressante. Os carros não paravam de buzinar, junto a seus motoristas furiosos. O trânsito estava caótico, um péssimo dia para o homem, um estressante dia ao outros. O calor era escaldante, era impossível manter-se calmo e relaxado.
Tentando relaxar-se, bocejou e pegou um pequeno jogo de cartas que estava no banco de passageiros de deu carro. Não havia ninguém para jogar junto a ele, então o homem decidiu-se que apenas organizará as cartas. Tentando no fim, passar o tempo. Horas se passaram, o amontoado de carros já estava em movimento. O fluxo já estava bom.
O trânsito não mais já um problema. Passando em uma rua, viu uma pequena flor de Jade. O seu azul era lindo, exuberante. Viu que a pequena flor nasceu em um pequeno gramado, próximo ao um bueiro, sem nenhuma outra flor em sua volta. Em meio ao cimento, na calçada. Achou interessante a flor ter nascido num pequeno espaço, com quase nenhuma chance de sobreviver. Aliás, havia nascido em uma grande cidade.
Até que então, uma criança que passava ali acabou pisando na flor. Ao ver a flor amassada, e ver que sobrou apenas uma pétala de flor, viu o quão difícil era resistir e sobreviver em uma cidade grande.
TEXTO II: PERSONAGEM.
Dificuldades.
A situação era de certa forma estressante. Os carros não paravam de buzinar, junto a seus motoristas furiosos. O trânsito estava caótico, um péssimo dia para mim, um estressante dia para os outros. O calor era escaldante, era impossível manter-se calmo e relaxado.
Tentando relaxar, bocejo e pego um pequeno jogo de cartas que estava no banco de passageiros do meu carro. Não havia ninguém para jogar junto a mim, então eu decidi que apenas organizaria as cartas. Tentando no fim, passar o tempo. Horas se passaram, o amontoado de carros já estava em movimento. O fluxo já estava bom.
O trânsito não mais já um problema. Passando em uma rua, vi uma pequena flor de Jade. O seu azul era lindo, exuberante. Vi que a pequena flor nasceu em um pequeno gramado, próximo ao um bueiro, sem nenhuma outra flor em sua volta. Em meio ao cimento, na calçada. Achei interessante a flor ter nascido num pequeno espaço, com quase nenhuma chance de sobreviver. Aliás, havia nascido em uma grande cidade.
Até que então, uma criança que passava ali acabou pisando na flor. Ao ver a flor amassada, e ver que sobrou apenas uma pétala de flor, vi o quão difícil era resistir e sobreviver em uma cidade grande.
Espero ter ajudado :)