Um dos casos mais emblemáticos da relação entre cores e marcas é o do restaurante de fast food Mcdonalds. A relação é tão forte que, quando um indivíduo qualquer se vê frente às cores amarela e vermelha, a sensação de fome e de lembrança da marca é muito forte, mostrando o valor que esta ligação entre cores e a marca possui.
O caso acima relata a relação entre as cores, uma unidade da identidade de marca, e o valor de uma marca para os clientes. Esta dimensão de valor é definida como:
A ideia de status social atingido pela compra de uma marca.
A lealdade a uma marca que os consumidores possuem.
A consciência de uma marca por parte dos consumidores.
A associação a uma marca feita pelos consumidores.
O valor objetivo que uma marca possui para seus clientes.
Respostas
Resposta:
A) associação a uma marca feita pelos consumidores.
Explicação:
A associação também auxilia as marcas a despertarem desejos e sentimentos nos consumidores com símbolos. Marcas que utilizam a cor verde, no caso, podem ser associadas a produtos ecológicos, orgânicos ou naturais; enquanto as marcas com cores vermelhas nos fazem pensar em paixão, alta temperatura e, até mesmo, poder (WHEELER, 2019).
Temos, então, que as questões de simbologia, se criadas e desenvolvidas de maneira correta, representam uma forte capacidade de associação entre a identidade e o consumidor.
Além da identidade da marca, outro ponto-chave da associação está nos atributos dos produtos ou serviços que a organização disponibiliza aos consumidores. Por exemplo, quando falamos de um automóvel seguro, lembramos da Volvo, marca mundialmente conhecida por desenvolver seus produtos para que haja o menor índice de ferimentos e mortes possível com seus veículos. Nesse caso, estamos associando um atributo do produto (segurança) à sua marca.
Resposta:
A) associação a uma marca feita pelos consumidores.
Explicação:
feedback > resposta correta