1. Em que estado está presente a dança tambor de crioula e quem são os praticantes dessa dança?
2. Qual é o nome do movimento coreográfico da dança do tambor de crioula?
3. Em quais outras danças a umbigada também está presente?
4. Por que se dá a presença da umbigada nessas manifestações brasileiras?
Danças populares brasileiras: Xote-carreirinho
5. Por que muitas manifestações culturais misturam a dança com outras linguagens?
6.Quais os povos que chegaram ao Brasil a partir do século XIX?
7. Como os imigrantes contribuíram para compor a nossa matriz cultural?
8. Qual o exemplo de uma nova composição cultural?
Respostas
Resposta:
1) Tambor de crioula ou punga é uma dança origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do maranhão, em louvor a são benedito, um dos santos mais populares entre os negros. é uma dança alegre, marcada por muito movimento dis brincantes e muita descontração.
2) A dança apresenta uma particularidade: a punga ou umbigada. Entre as mulheres, ze caracteriza como um convite para entrar na roda. Quando a brincante está no centro e quer sair, avança em direção a outra companheira, aplicando-lhe a punga, que consiste no toque com a barriga.
3) Ainda nos dias atuais podemos encontrar o batuque paulista ou batuque umbigada com mais intensidade nas cidades da região campineira do Estado de São paulo: Tietê, Capivari, piracicaba e rio claro, e na grande São paulo, em barueri, que resgatou recentimente esta manifestação que era praticada pelo Meste Aggêo.
4) não achei a resposta se achar eu respondo
5) porque eles não tem criatividades e copiam dos outros
6) Portugueses, italianos, espanhois, japoneses, e alemães
7) A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais pelo brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinaria, festas, músicas e literaturas foram trazidas para o territorio brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.
8) A cultura brasileira é resultado da mistura de raças, etnicas, crenças, valores, entre outros elementos. Logo o carnaval é fruto dessa misigenação. Portanto, a troca de culturas é algo idealizado há tempo