Apesar das inovações no campo da eficiência organizacional e produtiva advindas da teoria e dos estudos de Taylor, a administração científica sofreu uma série de críticas por tratar as organizações como um sistema fechado, ou seja, que não intercambiariam experiências com o meio em que se inserem.
Com base no trecho apresentado, considere as seguintes afirmativas:
I. A superespecialização do trabalho era o método pelo qual Taylor buscava o aumento da eficiência dos trabalhadores. Este método, além de melhorar as condições de trabalho, aumentava a dignidade humana.
II. Além da abordagem como sistema fechado, outra crítica ao modelo de Taylor referia-se à abordagem incompleta da organização, para o que a teoria estaria limitada em termos de aspectos formais, não considerando as questões humanas e informais.
III. A abordagem humanista também foi um aspecto criticado na teoria de Taylor, já que na administração científica o trabalhador era supervalorizado e, por isso, sua produtividade caía, o que despertou descontentamento dos grandes empresários.
IV. O mecanicismo, ou seja, a abordagem mecânica do trabalhador foi criticada, uma vez que dava pouca importância ao indivíduo dentro da organização, ou seja, em que o trabalhador tinha seus interesses conciliados aos da organização exclusivamente a partir de fatores financeiros.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV
hellensanttos2002:
Cadê a resposta?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
respondido por:
1
O taylorismo produzia a superespecialização do trabalho, gerando um problema muito grande que era a alienação e desumanização do trabalho, diminuindo a qualidade de vida do trabalhador (alternativa B).
As pessoas eram vistas como recursos, ainda são, mas hoje em dia existe maior dinamicidade dentro das empresas em relação às funções do trabalhadores, permitindo que, em alguns casos, eles sejam valorizados como seres humanos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás