Respostas
Resposta:
a) hidrácido forte (monoácido)
b) oxiácido forte (monoácido)
c) hidrácido forte (monoácido)
d) oxiácido fraco (diácido)
Explicação:
Uma maneira de classificar os ácidos é através da contagem de íons H+ que podem ser "liberados" pela molécula quando ela é ionizada. Quando somente um é liberado, temos um monoácido. Quando dois íons H+ são liberados, temos um diácido. E assim sucessivamente.
Além disso, também podemos classificá-los em hidrácidos ou oxiácidos, a depender de quais hidrogênios são liberados. Nos hidrácidos, todos os hidrogênios presentes nas moléculas são ionizáveis. Nos oxiácidos, apenas são ionizáveis os hidrogênios ligados a átomos de oxigênio.
Classificamos hidrácidos em fortes, moderados ou fracos a depender do grau de ionização apresentado. Caso o grau seja igual ou superior a 50%, são fortes (como o HBr e o HI). Entre 5% e 50% são moderados. Abaixo de 5% são fracos.
Quanto aos oxiácidos, podemos avaliá-los de maneira prática ao determinarmos a diferença (x) entre o número de átomos de oxigênios e o número de átomos de hidrogênio ionizáveis.
X = número de átomos de oxigênios – número de átomos de hidrogênio ionizáveis
Caso X seja igual a 3 ou 2, temos que o oxiácido é forte. Caso seja igual a 1, temos que é moderado. Caso o resultado seja zero, temos que o ácido é fraco.
No entanto, observe que o ácido carbônico (), por ser instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando então um pequeno grau de ionização. Assim, é considerado fraco, não seguindo a regra apresentada.
------
Entre essas diferentes classificações, utilize na resposta do seu exercício a que tiver mais a ver com o que está estudando no momento. É possível que seu professor ou professora não esteja procurando todas essas classificações, talvez só uma ou outra em específico.