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É derivada da palavra em hebraico: yārāh - instrua, dirija, mostre, principalmente em Provérbios.
No contexto do Pentateuco, o sentido moderno refere-se a um rolo de pergaminho no qual os cinco livros fundamentais da fé israelita, também a primeira das três divisões do cânon judeu; חמשה חומשי תורה; romaniz.: Hamishá Humashêi (os cinco quintos dos escritos); também podendo referir-se ao corpo inteiro da literatura religiosa judaica, lei e ensinos contidos principalmente na Mishná e no Talmude para o Judaísmo Rabínico.[1][2]
Em nenhum outro lugar do Pentateuco fora de Deuteronômio o termo torá se refere a um documento legal escrito extenso. Este último significado parece ser exclusivo do próprio Deuteronômio. Mesmo um comentarista conservador como Malbim reconhece que a referência a "esta torá" em Dt 1: 5 é ao conjunto de leis que começa em Deuteronômio capítulo 12, ou seja à seção do livro que os estudiosos modernos chamam de código Deuteronômico, e não a toda a Torá, a saber Gênesis-Deuteronômio.
No judaísmo rabínico, apesar da palavra ser usada, algumas vezes para se referir a todo o corpo de textos judaicos sagrados, o que, além dos livros do Pentateuco, incluí também o Talmud, o Midrash e as obras da Cabalá, sua definição precisa é Chamishá Chumshei To