Respostas
Resposta:
A depressão é uma forma de relevo aplainado, onde podem ser encontradas baixas colinas. Como exemplo, podemos citar as Depressões Norte e Sul Amazônica.
Explicação:
Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta, sendo classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar. As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteroides são consideradas depressões e é muito comum a formação de lagos nestes locais.
A depressão é uma forma de relevo aplainado acima ou abaixo do nível do mar. Um exemplo de depressão são as Depressões Norte e Sul Amazônica, na forma de um vale.
Depressões geográficas
Depressões geográficas são áreas rebaixadas de baixa altitude e superfície irregular. São formadas por agentes exógenos (água e vento) ou endógenos (vulcanismo e tectonismo) que causam erosões sobre paisagens naturais por longos períodos de tempo.
As depressões são classificadas de acordo com a sua altitude, em depressões relativas e absolutas, e localização, em marginais e periféricas.
- Depressões relativas: estão acima do nível do mar, mas abaixo das áreas ao seu redor (Exemplo: depressão Cuiabana).
- Depressões absolutas: altitude inferior ao nível do mar (Exemplo: Mar Cáspio).
- Depressões Marginais: presente em áreas de origem sedimentar (Exemplo: depressão Sul-Amazônica).
- Depressões Periféricas: depressões localizadas no ponto de encontro entre escudos cristalinos e bacias sedimentares (Exemplo: Depressão Periférica Sul Rio Grandense).
Leia mais sobre relevos: https://brainly.com.br/tarefa/42084837
#SPJ2