• Matéria: História
  • Autor: ana146801
  • Perguntado 3 anos atrás

(Fuvest -SP) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e inícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:

a) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.

b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens
são bastante controvertidas, variando entre 12 mil a 40 mil anos.

c) os restos de sepulturas e pinturas encontrados
em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.
d) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.

e) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.​

Respostas

respondido por: dsantossilva
2

Resposta:

b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens

são bastante controvertidas, variando entre 12 mil a 40 mil anos

Explicação:

Os estudos capitaneados por pesquisadores como Niéde Guidón, que chefiou as expedições arqueológicas na Serra da Capivara, Piauí, colocaram em suspeita as teses clássicas sobre o povoamento da América. Muitas das discussões teóricas sobre esse tema advêm não necessariamente do âmbito científico, mas sim do âmbito político e ideológico.

Perguntas similares