Respostas
Resposta:
Explicação:
Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889, período no qual o país passou por muitas transformações. Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república. Morreu no exílio, em 1891.
Leia mais: Revolução Praiera - única rebelião provincial que aconteceu no reinado de d. Pedro II
Nascimento e juventude
Dom Pedro II, batizado como Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele fazia parte da família real brasileira e, portanto, era filho de d. Pedro I e de d. Maria Leopoldina.Seu pai foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831, e sua mãe foi imperatriz entre 1822 e 1826. Pedro de Alcântara cresceu sem a companhia dos pais, uma vez que sua mãe faleceu em 1826 e seu pai foi embora do Brasil em 1831, falecendo na Europa em 1834. O jovem Pedro, no entanto, foi criado com o maior cuidado possível, pois ele era o herdeiro do trono brasileiro.
Pedro de Alcântara foi o filho mais novo do casal real, mas ele tinha a prioridade na sucessão do trono porque os seus dois irmãos mais velhos haviam morrido ainda crianças. Suas irmãs tinham o direito de assumir o trono, mas a Constituição de 1824 determinava que mulheres fariam isso somente se não houvesse nenhum homem herdeiro.
A educação do jovem Pedro foi muito boa, e ele dedicava muitas horas do seu dia aos estudos. Sua formação, ainda, pautou-se na moralidade, e o objetivo disso era evitar que ele repetisse os exemplos de seu pai, d. Pedro I. Os casos extraconjugais de d. Pedro I foram um grande escândalo no Primeiro Reinado e abalaram a imagem da monarquia brasileira.
A responsável pela educação de Pedro de Alcântara foi escolhida por d. Pedro I e chamava-se d. Mariana Carlota de Verna. Ela foi aia do herdeiro e manteve-se próxima dele por toda a vida. Pedro de Alcântara nutria grande carinho e admiração por ela, considerando-a sua segunda mãe e chamando-a por apelidos carinhosos.
Resposta:
Dom Pedro I é um dos grandes nomes da história do Brasil. Foi um dos condutores do processo de independência, além de ter sido imperador brasileiro de 1822 a 1831. Filho de d. João VI, rei de Portugal, Dom Pedro I ficou conhecido ao longo de sua vida por ser impulsivo e mulherengo.
Durante seu reinado sobre o Brasil, a sua grande marca foi o autoritarismo e, por esse motivo, sua relação com as elites do Brasil desgastou-se ao ponto de d. Pedro renunciar ao trono, em 1831. Depois disso, retornou a Portugal, onde lutou na Guerra Civil Portuguesa, em defesa do direito de sua filha d. Maria assumir o trono português.
Seu nome completo é Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Explicação: