• Matéria: Saúde
  • Autor: luizcarlosdasilvaslv
  • Perguntado 3 anos atrás

“Por meio de muitas formas, as plantas protegem-se contra a herbivoria, apresentando espinhos, acúleos, paredes celulares lignificadas ou silicosas e substâncias químicas de proteção, que podem ser repelentes, impalatáveis, pinicantes ou tóxicas.

A seleção e coevolução, em resposta à pressão de predação, resultaram em grande variedade de substâncias de defesa nas plantas, dentre elas, os glicosídeos cianogênicos.

Muitas plantas são capazes de sintetizar compostos que liberam ácido cianídrico (HCN) quando o tecido vegetal é injuriado. Estas substâncias podem ser cianoglicosídeos ou cianolipídios que, quando hidrolisados por enzimas, formam açúcares, ácidos graxos, aldeído ou cetona e ácido cianídrico.

A liberação do ácido cianídrico é considerada mecanismo de defesa vegetal) e o seu efeito é a inibição da cadeia respiratória, resultando na morte do herbívoro.” (SANTOS, M. G. et al. Cianogênese em esporófitos de pteridófitas avaliada pelo teste do ácido pícrico. Acta Botanica Brasilica, v. 19, n. 4, p. 783-788, 2005.)

Os heterosídeos cianogênicos quando hidrolisados enzimaticamente, liberam ácido cianídrico. O ácido cianídrico é extremamente tóxico para uma grande variedade de organismos. Marque a opção que descreve corretamente o mecanismo que explique a toxicidade destes compostos em células animais.


Não existem procedimentos que possibilitam minimizar a toxicidade dos compostos cianogênicos presentes em plantas.


A toxicidade do ácido cianídrico deriva da capacidade do íon cianeto se ligar fortemente a metais, presentes em grupos funcionais e centros ativos enzimas.


O transporte de elétrons na fotossíntese não é comprometido, porém as enzimas catalase e oxidase são inativadas.


A acidez do ácido cianídrico desnatura proteínas, inviabilizando seu funcionamento correto.


Compostos cianogênicos agem com especificidade, destruindo células específicas de patógenos

Respostas

respondido por: ayatojulis
0

Resposta:

A toxicidade do ácido cianídrico deriva da capacidade do íon cianeto se ligar fortemente a metais, presentes em grupos funcionais e centros ativos enzimas.

Explicação:

Perguntas similares