Respostas
respondido por:
2
Boa tarde♡♡
o
Para entender o estudo polêmico, antes é preciso lembrar da importância de dois dos maiores cientistas da história. Primeiro, temos Isaac Newton, que nos ensinou que a gravidade (essa mesma que fez a maçã cair em sua cabeça) é a força responsável por manter a Terra, o Sol, os planetas e tudo mais que existe no universo no seu lugar através da atração que um exerce sobre o outro. Já Einstein, aprofundando os conceitos de Newton, nos ensinou que a gravidade é tão poderosa que, além de manter os corpos em seus lugares, ela também dobra o espaço-tempo, como se ele realmente fosse o tecido de uma cama elástica que sofre deformações quando colocamos algo pesado em cima — logo, quanto mais pesado, mais deformação.
Estas ideias são tão importantes que são usadas até hoje, seja em lançamentos de foguetes ou em tecnologias como o GPS. A descoberta das ondas gravitacionais, por exemplo, comprovou um dos principais conceitos formulados por Einstein.
O problema é que, por mais geniais que as teorias clássicas sejam, elas não conseguem explicar tudo. Elas falham miseravelmente ao serem aplicadas ao mundo subatômico, por exemplo, o mundo de partículas muito, muito menores do que o átomo.
Estes modelos gravitacionais só fazem sentido entre corpos muito, muito gigantes. E com uma condição: se a matéria escura entrar na história. É que existem deformações no tecido do espaço-tempo que os cientistas simplesmente não conseguem explicar. Eles conseguem detectá-las, mas não têm a mínima ideia do que causam. A explicação seria um tipo de matéria que não emitiria luz nenhuma, sim, algo invisível: a matéria escura.— um conceito apresentado pela primeira vez em 1930, por Fritz Zwicky, e reforçado pelos estudos de Vera Rubin.
É exatamente o que você está pensado: os cientistas criaram um conceito para dar sentido à teoria de Einstein. Assim, uma coisa se encaixa na outra e temos uma explicação quase perfeita para o Universo. "Quase" porque ela ainda não explica o mundo subatômico, mas, tudo bem, os cientistas podem viver com isso.
Os físicos não acreditam na existência da matéria escura com base em observações, mas sim porque não havia evidência teórica ou um argumento conceitual que explicasse essas leis [de Newton e Einstein] à medida em que novos fenômenos eram observados", explicou em um artigo o físico Erik Verlinde, especialista em Teoria das Cordas da Universidade de Amsterdam.
Anexos:
DiavoloVinegar:
coroa easy pra vc^^
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás