1 – Explique a relação entre a União Ibérica e a Revolta de Beckman.
2 – Por que paulistas e emboabas entraram em conflito na Guerra dos Emboabas?
3 – A guerra dos mascates envolveu um conflito entre duas cidades de Pernambuco. Identifique quais
eram essas cidades e porque elas estavam em conflito.
4 – A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido a uma insatisfação com a coroa portuguesa. Explique
qual era essa insatisfação. pfvvv respondam rapido
Respostas
Resposta:
a revolta de Felipe Santos o
Explicação:
ocorreu devido a uma insatisfação com a coroa portuguesa
1) A relação entre a Revolta dos Beckmam e a União Ibérica está ligada ao fato de que os comerciantes locais foram proibidos de comercializar seus produtos, pois o comércio só poderia ser feito com exclusividade pela Companhia de Comércio do Maranhão. Esta companhia havia sido criada após a União Ibérica, período em que os tronos português e espanhol pertenciam ao mesmo rei.
2) Paulistas e emboabas entraram em conflitos porque com a descoberta do ouro, feita pelos paulistas, muitos estrangeiros vieram para a região em busca de riquezas e os paulistas se sentiam no direito de explorar o ouro com exclusividade. Mas a Coroa portuguesa não concedeu este benefício a eles, o que levou a confrontos na região.
3) As duas cidades em conflito eram Olinda e Recife. Elas estavam em conflito porque havia rivalidade entre os fazendeiros de Olinda e comerciantes Recife. Os comerciantes de Recife passavam por um período de prosperidade econômica e desejavam elevar a cidade de Recife a condição de vila.
Enquanto isso, os Senhores de Engenho de Olinda sofriam com a decadência do açúcar e com a perda do seu prestígio político e caso houvesse a elevação de Recife à condição de vila, perderiam também os impostos pagos pela população de Recife, o que levoou ao conflito.
4) A Revolta de Felipe dos Santos ocorreu devido a insatisfação com a cobrança do “Quinto”, um imposto que deveria ser cobrado diretamente nas Casas de Fundição, que foram instituídas para evitar o contrabando de ouro.
5) Ocorre conexão entre a Guerra dos Emboabas (1707) e a Revolta de Felipe dos Santos (1720), pois ambas ocorreram em Minas Gerais por diferentes questões ligadas ao ouro.
Estas revoltas, ocorridas no período em que o Brasil era uma colônia portuguesa, são chamadas “Revoltas Nativistas”. Elas criticavam a administração portuguesa, como os abusos de impostos, os abusos de autoridade por parte da Metrópole, ao exclusivismo comercial, ao rigor na cobrança de impostos e aos privilégios que os portugueses possuíam em relação aos colonos para a realização de comércio, sem que houvesse a separação de Portugal.