• Matéria: Português
  • Autor: jamilykaroline7
  • Perguntado 3 anos atrás

A uma crueldade formosa

A minha bela ingrata Cabelo de ouro tem, fronte de prata, De bronze o coração, de aço o peito; São os olhos reluzentes Por quem choro e suspiro, Desfeito em cinza, em lágrimas desfeito; Celestial safira, Os beiços são rubins, perlas os dentes; A lustrosa garganta De mármore polido; A mão de jaspe, de alabastro a planta. Que muito, pois, Cupido, Que tenha tal rigor tanta lindeza, As feições milagrosas, - Para igualar desdéns a formosuras - De preciosos metais, pedras preciosas, E de duros metais, de pedras duras?


O cultismo é marcado por invensões na ordem comum das construções sintáticas. Qual é o efeito desse recurso nos seis versos finais?



(quem me dar a resposta, vai passar de ano)​

Respostas

respondido por: jalves26
20

O efeito do uso de inversões sintáticas nos seis versos finais é de ausência de clareza, dificuldade em entender o sentido pretendido.

Explicação:

Os textos barrocos se caracterizavam por uma grande sofisticação no uso da linguagem.

Poetas e pregadores elaboravam complicadas metáforas, faziam uso recorrente de paradoxos e antíteses, promoviam inversões sintáticas para dar aos textos uma estrutura simétrica.

O cultismo era uma das características do Barroco.

Era marcado pelo jogo de palavras, rebuscamento da forma, linguagem culta, ornamentação estilística, preciosismo linguístico e erudição.

Perguntas similares