A conversão das demonstrações contábeis para dólar ou outro indexador ocorre por intermédio de simples divisão. Assim, se adquire o valor do indexador na data do demonstrativo contábil e se realiza a divisão de todas as contas relativas aos demonstrativos, considerando a mesma data e valor. O processo de conversão sempre gera distorções, independentemente de a conversão ocorrer para dólar ou qualquer outra moeda constante, já que o dólar é considerado uma moeda quase sempre constante, e a moeda corrente não. As distorções ocasionadas se tornam mais visíveis na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do que no Balanço Patrimonial. Essas distorções podem ocorrer devido ao Balanço Patrimonial representar um estoque e a DRE um fluxo.
ALVES, A. Contabilidade Avançada. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
Sobre a conversão das demonstrações contábeis para outra moeda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando as movimentações de uma empresa são apuradas em moeda divergente da moeda funcional, as operações estrangeiras precisam passar por um ajuste de valor equivalente da moeda funcional.
PORQUE
II. A conversão de moeda nas demonstrações contábeis somente é realizada se a utilizada nas movimentações for diferente da funcional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições falsas.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás