Respostas
Resposta: As teorias evolucionistas apresentam como ponto principal a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo, não sendo, portanto, imutáveis.
Atualmente grande parte dos estudos na área das ciências biológicas é influenciada por questões evolutivas com base em adaptações presentes nas diferentes populações de seres vivos passadas ao longo das gerações. A teoria da evolução foi proposta por Charles Darwin no século XIX, e desafiava as ideias correntes na época de que as espécies seriam imutáveis, ou fixas. O fixismo foi proposto inicialmente na Grécia Antiga por filósofos como Aristóteles e Platão, e defendia a ideia de que as espécies eram imutáveis ao longo do tempo, permanecendo as mesmas desde o momento da criação até os dias atuais. Esse pensamento perdurou por milhares de anos, e passou a ser contestado a partir do século XIX com a proposta e avanço da teoria da evolução a partir dos trabalhos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.
O criacionismo em um sentido amplo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e/ou o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, seu uso moderno é restrito à rejeição da evolução biológica, por motivação religiosa.O uso mais comum deste termo se refere a um movimento de negacionismo da ciência, não devendo ser utilizado como sinônimo de religiosidade. Esta distinção é importante, pois uma enorme parcela da população religiosa consegue conciliar sua fé com a ciência. Diversos papas da igreja católica já emitiram declarações de que a fé religiosa não implica na negação da evolução. Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis. Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos.
#timederespostas