Estética: Qual o limite para aceitação dos padrões de beleza em uma sociedade repleta de preconceito?
Redação no mínimo 25 linhas
Respostas
Resposta:
A estética o belo já foi considerada tão importante que, nos tempos antigos, Platão e Aristóteles definiam-na como essencial para a formação humana, igualmente à lógica e à ética. Devido às influências midiáticas, a relevância da aparência coloca-se, hoje, como preocupação geral atrelada a um conflito entre a adequação corporal e os limites da saúde.
O nível de valorização do corpo é espelho do contexto histórico-cultural de um povo. Visto que no período medieval houve o surgimento de religiões conservadoras e de instituições que controlavam a conduta popular, a beleza foi tratada de forma discreta; somente com a Revolução Industrial e a necessidade do trabalho humano, essa questão voltou à tona. Hoje, a necessidade de pertença a determinados grupos sociais leva o indivíduo a buscar atingir padrões de vida, estilo e beleza, principalmente impostos pela mídia, que objetiva apenas vender imagem e estimular o consumo.
Todo estilo de vida requer harmonia e equilíbrio, porém a sociedade busca resoluções imediatas para prolemas que poderiam ser resolvidos num prazo maior e mais seguro. O mercado ilícito oferece sustâncias e medicamentos que não apresentam benefícios para quem os consome. Ademais, os meios de conquista do padrão ideal quase sempre não respondem aos anseios do cidadão, pois muitas insatisfações estão no campo psicológico e emocional. Além disso, são fatores que provocam distúrbios alimentares como bulimia, anorexia e anemia, podendo causar também depressão pela não adequação a um padrão.
Fica claro, dessa forma, que a mídia tem um papel essencial na formação da opinião pública. É preciso, portanto, uma mudança em sua postura persuasiva e ditadora de costumes. Ademais, os setores educacional e cultural devem propagar estilos de vida saudável e o governo deve promover o avanço da medicina, fundamental para a qualidade de vida, bem como para um novo modelo do sistema de saúde. Com tais medidas, os direitos básicos do cidadão, assim como os limites da capacidade corporal, serão respeitados e garantidos como versa a Declaração Universal vos Direitos Humanos.